Postado quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Surrealismo fashion

Salvador Dalí, Joan Miró, René Magritte e Elsa Schiaparelli devem estar festejando no céu! O surrealismo é forte influência fashion para o verão 2014!

Em termos de moda, sabe-se que os grandes Dalí e Cocteau desenharam estampas usadas nas criações bem-humoradas de Schiaparelli (vale lembrar do vestido "Lagosta", do vestido "esqueleto" e do vestido de noite "Lágrimas"), que inovava com estampas de partes do corpo humano, crustáceos e insetos.

O surrealismo na moda teve sua marca em 1930, e visava além da expressão artística, explorar o inconsciente humano, indicando que em se tratando do nosso imaginário, as possibilidades são ilimitadas.

Segundo o livro 100 anos de moda de Cally Blackman: 

" O uso de imagens surrealistas atingiu o auge quando Schiaparelli colaborou com Salvador Dalí. Ele criou o tecido para o famoso vestido Tear, desenhado para dar a ilusão de carne animal rasgada em forma de lágrimas, e a estampa de lagosta (lobster, em inglês) (...) Os sapatos decorados com pelo de macaco criados por Schiaparelli são ao mesmo tempo perturbadores e eróticos (o pelo em contato com a pele é um recurso artístico carregado de erotismo há séculos), na melhor tradição do movimento surrealista. Ela também desenhou luvas com unhas de pele de cobra vermelha, um véu decorado com cachos de cabelo azuis e um chapéu em forma de sapato"

Voltando para o tempo atual, o surrealismo invade o mundo fashion com muito olho grego (Hello Kenzo!). A marca Triya traz para o Brasil essa forte trend com uma coleção inspirada em Helmut Newton. A designer Camila Klein também lança itens nessa vibe.






Fonte: Google images

1 comentários:

Comentários
1 Comentários
  1. Ei Carol!!
    Kenzo ta com tudo ne!? Primeiro os moletons de tigre, agora essa estampa!
    Eu acho uma graça!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...