Postado quarta-feira, 23 de abril de 2014

Zeitgeist

Prada


 Ultimamente o que mais se vê ao folhear as revistas de moda, físicas e virtuais, é a palavra "conforto". Ou  "comfy" ou ainda "dress down" (vestir-se de modo casual) se você preferir falar de forma mais cool.


Significado de Conforto
s.m. Tudo o que constitui o bem-estar material: gostar de conforto. / Consolo, consolação, solidariedade nos momentos de aflição ou infortúnio. in Dicionário Aurélio online


O sporty style invadiu com força as passarelas, editoriais, vitrines e afins, e é daí que vem o tão falado conforto. É o que se quer, o que se pede e EXIGE hoje: conforto, praticidade, utilidade, funcionalidade. O dia a dia da massa populacional é atribulado. Até quem é rico - e aí você já pensa em mulheres de milionários que só gastam (será?) - tem  compromissos sociais e pessoais que tornam a rotina estressante. Rico ou pobre, não interessa. É ida ao médico, à escola de filho, cuidar de casa, ir ao supermercado, ter foco no trabalho,  cuidar do físico, estar bem informado, ter a necessidade de se auto aprimorar, ter vida social, ter vida virtual, se divertir... é um tal de fazer isso e aquilo que não se tem mais tempo de respirar. A atualização é exponencial. O tempo é rápido, não espera e você tem que atender de imediato suas determinações. Tudo isso faz parte do choque de realidade.

Se a vida está assim, isso reflete obviamente  na moda. É o Zeitgeist.

"Zeitgest- Em alemão, o espírito do tempo. Conceito dos românticos alemães, que se refere ao clima intelectual e cultural de uma era concreta." (in Riezu; Coolhunters; Senac)
 
 Esse conceito aparece nos tricôs, sobretudos tipo cobertor, matelassês, maxi casacos, ponchos, moletons bem trabalhados, bomber jackets, pulls, peles, vestidos em A, tecidos tecnológicos e tênis. Tudo que representa conforto, aconchego, dinamismo, funcionalidade, praticidade, liberdade de movimento, realidade. Ao mesmo tempo é simples e luxuoso.

Lembre-se: conforto não significa desleixo. 


Chanel



Balmain

Marc Jacobs


Céline

Céline

Burberry

Dior

Balenciaga

Dolce & Gabbana

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...