Postado sábado, 14 de junho de 2014

#selfie

"Selfie - junção do substantivo self (em inglês "eu", "a própria pessoa") e o sufixo ie - ou selfy é um tipo de fotografia de autorretrato, normalmente tomada com uma câmera digital de mão ou celular com câmera. Foi considerada a palavra internacional do ano de 2013 pelo Oxford English DictionarySelfies são frequentemente associadas com redes sociais . Elas são muitas vezes casuais, normalmente, tomadas com uma câmera segura ao comprimento do braço ou num espelho, e normalmente incluem apenas o fotógrafo ou o número de pessoas que pode estar em segundo plano.Selfies que envolvem várias pessoas são conhecidas como "selfies de grupo"
(Wikipedia)

Quem nunca ouviu falar em selfies? Ou melhor, quem nunca viu uma selfie? Se você ainda não viu ou não fez uma selfie, saiba que integra uma pequena parcela populacional alheia a internet e seus fenômenos. Aliás, a selfie ultrapassou os limites virtuais, transformando-se em verdadeiro fenômeno social de quem quer se mostrar, mostrar algo que possui ou algum sentimento ( expressões de felicidade, susto, tristeza e tantos outros) na maior parte das vezes. 

Engana-se quem acha que é apenas esse o intuito. Em tempos de redes e mídias sociais, a imagem que já era importante, ganhou ainda mais valor, pois através da imagem que você posta, de certa forma, consegue construir ou solidificar o que você é e/ou quer ser. E mais. De acordo com o número de curtidas e comentários, você supre eventual carência e necessidade de auto-afirmação. É o fantástico mundo da internet, onde todos são lindos, felizes e ricos, vivendo a vida do melhor jeito que ela pode ser. Sim, pode parecer ironia, mas as pessoas se moldaram tanto nesse mundo virtual que posso arriscar dizer que funciona desse jeito. Outro dia ouvi dizerem que a vida virtual é mais importante que a real, nos tempos de agora. Será?

Redes sociais como facebook e instagram são infectadas a cada segundo por selfies individuais e grupais. Por outro lado, a face positiva é a demonstração de real felicidade que se está vivendo e amizade com as pessoas que participam da foto, ou apenas o registro junto a um lugar ou monumento que se acha bonito e válido fotografar e não tem ninguém que possa tirar a foto. 

As fotos selfies também podem se tornar muito famosas, como a selfie grupal feita pela apresentadora Ellen DeGeneres no Oscar 2014 e que, segundo dados da wikipedia, teve mais de 2,7 milhões de acessos, chegando a colapsar o Twitter por alguns minutos. 

As selfies também envolvem ações bem interessantes. A marca Dove promoveu uma campanha de selfie entre mães e filhas para aumentar sua autoestima. O vídeo "Selfie" foi apresentado pela marca no festival Sundance e fez sucesso. Discutiu-se a relação da beleza e padrões de hoje com as mídas sociais. Olha só a proposta:

"Tire uma selfie honesta, sem filtros e edição"




Outra ação bem interessante foi a do site alemão Pictoplasma, que criou a exposição "Character Selfies", onde ilustradores e designers do mundo todo foram convidados a enviar um auto-retrato de seus personagens fazendo um selfie. Olha só algumas das enviadas:



Recentemente a FFWMAG, revista do site FFW, lançou uma brincadeira. Basta fazer um selfie caprichado no perfil do Instagram com as hashtags #ffwmag #ffwyourselfie e marcar @FFW. As melhores imagens serão publicadas no perfil do FFW na rede social.


Legal não? Em tempos de selfies, confesso que também me incluo no rol dos viciados em fotos do instagram e mostro agora as últimas selfies, claro, com looks devidamente montados. 





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...