Postado sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dica do Alergista - Marquinhas na pele

Oi gente!! Hoje é dia do PRIMEIRO POST EM PARCERIA COM A CLÍNICA DUQUE ESTRADA. A clínica, situada aqui em Nova Iguaçu, RJ (ali na rua dos cartórios - telefone 2668-2070) oferece Dermatologista, Alergista e Nutricionista, ou seja, precisamos muito disso tudo, não é verdade? 

Estou muito feliz com essa nova parceria, pois o blog é um espaço de troca e ajuda, eu ajudo vocês e vocês me ajudam. Por isso, 1 vez por mês os médicos da clínica passarão conteúdo relevante para que possamos estar sempre de bem com nosso corpo, nossa pele e saúde. Espero que gostem! Esse mês é a primeira dica do Alergista, Dr. Eduardo Duque Estrada, mês que vem será a dica da Dermato, Dra. Bárbara e no próximo vem dica da nutricionista. E por aí vai. Quem é aqui de Nova Iguaçu e arredores, vale conhecer a clínica, pois são profissionais sérios e que se comprometem com seu bem estar.




MARQUINHAS NA PELE




A dermatite atópica, também conhecida como eczema atópico, é uma doença crônica da pele que se expressa como ressecamento por vezes crostoso especialmente nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. No Brasil, o estudo ISSAC (International Study of Asthma and Allergy Diseases in Childhood) demonstrou uma prevalência média para dermatite atópica de 7,3% na faixa etária de 6 e 7 anos de idade. Na idade de 13 e 14 anos, a prevalência média de dermatite atópica foi de 5,3%1,2 .

Em torno de 90% dos pacientes desenvolvem a doença antes dos 5 anos, 25% dos casos persistem na idade adulta.

Ela pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica. Existem fortes indícios de ter base genética, pois tem padrão familiar. Dessa forma, as causas deste tipo de eczema estariam atreladas às causas da asma e da rinite alérgica. Porém não significa que uma pessoa que tenha dermatite atópica vá necessariamente apresentar rinite alérgica ou vice-versa.

Alguns fatores de risco estão relacionados como pele ressecada, alergia a ácaros, fungos, pólen, poeira e o próprio stress.

Uma das partes mais importantes do tratamento da Dermatite atópica está na hidratação da pele bem como adotar hábitos que evitam o ressecamento como banho que deve ser rápido e fresco. Não usar sabonetes direto na pele lesionada. Utilizar somente sabonete liquido de preferência infantis. Jamais usar buchas vegetais ou esfoliantes . O stress e o aquecimento corporal podem causar sudorese e piorar ainda mais a situação.

Uma boa forma de prevenir é ter o habito de aplicar creme hidratante várias vezes ao dia

1- William H et al. Wordwide variation in the prevalence of Atopic Eczemain in the International Study of Asthma and Allergies in Childhood. J Allergy Clin Immunol 1999;103: 125-38. 2- Yamada E et al. Validation of written questionnaire (eczema component) and prevalence of atopic eczema among Brazilian children. J Invest Allergol Clin Immunol 2002; 12: 34-41.


Abaixo segue uma listinha de excelentes cremes indicados para os cuidados com a pele.


1- Fisiogel
2- Cicaplast Baume B5 La Roche Posay Creme
3- Cetaphil Advanced Moisturizer
4- Atoderm PP Bálsamo Emoliente

Indicações:

Lesões ou vermelhidão
Coceira em excesso
Inchaço local
Secreções na pele
Crostas e descamações
Pele ressecada e opaca
Reincidência ou hereditariedade









Dr. Eduardo Duque Estrada
Alergia e Imunologia Clínica

CRM: 52.597330-2


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...