Postado sexta-feira, 26 de junho de 2015

DEFICIT NUTRICIONAL - Clínica Duque Estrada

Oi Gente!!! Vamos finalizar essa semana com um post maravihoso sobre nutrição feito pela Clínica Duque Estrada, nossa parceira?? Espero que gostem!!




A alimentação rotineira pode enganar, nem sempre o velho prato de arroz, feijão, bife e salada é suficiente para garantir a boa saúde.
Não são raros os casos em que o cardápio não supre toda a gama de nutrientes de que o organismo precisa.


A deficiência nutricional é uma forma de desnutrição (subnutrição) caracterizada pela carência de elementos importantes ao corpo. Pode ser uma falta geral de várias substâncias ou de alguma específica. A de ferro, por exemplo, chamada de anemia ferropriva, é a mais comum.

Com um cardápio pobre em nutrientes gerais, o adulto terá baixa imunidade e estará mais exposto a infecções, além de ter maior risco para doenças crônicas não transmissíveis, depressão, falta de libido e outra série de problemas.

Em alguns períodos específicos, como na gravidez, a urgência por nutrientes aumenta para permitir o desenvolvimento e o crescimento fetal. Na infância, a desnutrição no Brasil se revela desde o baixo peso até o comprometimento da performance física e intelectual e a vulnerabilidade da imunidade.

A importância da nutrição e seus efeitos para a saúde em geral é bastante complexo. Excessos e desnutrição são duas coisas que podem levar a problemas de saúde. A maioria das pessoas ficam doentes por causa da falta de nutrição, no entanto, excessos também são nocivos. A obesidade é causada pela ingestão de calorias além do que o corpo necessita. Ainda é comum para algumas pessoas ter uma dieta deficiente em nutrientes essenciais alimentares, tais como vitaminas, minerais e proteínas.

O ideal é manter um equilíbrio de nutrientes. Cada pessoa tem um perfil diferente e precisa de uma dieta personalizada de acordo com seu corpo, cotidiano, individualidade biológica, gostos e objetivos. E é assim que deve ser realizada a Avaliação Nutricional e posteriormente o Plano Alimentar.  Para tanto é fundamental realizar um acompanhamento por um profissional qualificado.



10 Dicas para manter e otimizar sua saúde





1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.
2. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia.
3. Reduza o consumo de sal.
4. Reduza o consumo de alimentos gordurosos.
5. Faça pelo menos 4 refeições por dia.
6. No momento da sobremesa prefira frutas.
7. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar.
8. Aprecie sua refeição e coma devagar.
9. Beba água!
10.Seja ativo! Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. 


Não deixe de viver essa experiência e cuidar da sua saúde hoje.
Para agendar sua consulta com a Nutricionista ligue 2668-2017, todos os pacientes que citarem a página do Facebook vão ganhar 30% de desconto em consultas particulares durante o mês de junho!


Dr. Eduardo Duque Estrada
Alergia e Imunologia Clínica
CRM: 52.597330-2

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...