Postado quinta-feira, 8 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO "ECO MODA" - A SUSTENTABILIDADE É UM CAMINHO PARA A MODA

A Casa de Cultura Ney Alberto, aqui em Nova Iguaçu, RJ está com uma ótima exposição de moda. E o mais interessante: eco friendly.  A exposição "Eco Moda" iniciou-se no dia 6 de outubro com um desfile ao público e termina no dia 23 de outubro. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de 9h às 17h.

Visitei a exposição e coversei um pouco com a grande idealizadora e responsável pela "mão na massa", a querida Alziene Dias.

Moradora de Nova Iguaçu, Alziene é professora de educação artística, costureira, artista plástica,pós graduada em gestão ambiental pela PUC. 

A idéia do projeto não é de agora. Há pelo menos 10 anos Alziene apresenta desfiles com roupas produzidas com materiais reciclados e tudo começou através de um projeto político pedagógico da escola. Desde então não parou. Já apresentou sua coleção eco friendly em escolas, feiras de reciclagem, universidades como a UERJ, teatro do Sesc, Flip de Paraty, entre tantos outros.

Batemos um papo sobre a sua conexão com a moda e a sustentabilidade e o resultado foi muito interessante. Para a idealizadora do "Eco Moda", a reciclagem é um dos caminhos para a moda, pois muita coisa dá para ser reaproveitada. 

"Precisamos deixar de enxergar o lixo como algo inútil e sujo."

Através da criatividade, o bem pode se tornar mais durável. Joga-se muita coisa fora que pode ser aproveitada. Prova disso é essa exposição. 

Todo o trabalho da Alziene é voltado para o meio ambiente. Além de roupas, faz também acessórios sustentáveis. Ela adora trabalhar principalmente com fibras naturais e sementes.

"É uma arte de observar"

Tudo que a Alziene vê, encontra possibilidades. Suas peças são fixas (mais ou menos 20 vestimentas) mas a cada ano, são cada vez mais e mais renovadas. Acrescenta ali. Muda aqui. E assim já se passaram anos nesse lindo e minucioso trabalho feito exclusivamente por suas mãos, um a um.

"Tem peças  que demoram cerca de 2 meses para conseguir concluir"

O mais legal desse processo todo é a conscientização ambiental. Com veia de palestrante, em cada um de seus desfiles, Alziene explica peça por peça, e fala da importância da sustentabilidade. Diz ela que a reciclagem tem um lado social, que são os catadores de lixo, fundamentais no processo ambiental, um lado econômico, tendo em vista o reaproveitamento de materiais e um lado propriamente ambiental, quando, por exemplo, aproveita-se o papelão e deixa-se de derrubar árvores.

Durante a entrevista, muitas pessoas visitaram a exposição e eu aproveitei para saber a opinião de duas meninas lindas, a Marcelly da Silva Teixeira, 17 anos, estudante, moradora de Pq Anchieta e a Solange Lourruama, 17 anos, estudante, moradora de Mesquita.

Achei incrível saber que meninas dessa idade estão com interesse em exposições como essa.

A Marcelly disse que já sabia da exposição, mas ficou impressionada com o trabalho de reciclagem, pois não esperava que fosse tão perfeito, que fizesse esse efeito. Disse que nunca pensou que pote de shampoo viraria parte de um vestido. Perguntada se usaria alguma das peças expostas, sua resposta foi um eufórico sim!

Já a Solange, disse que tem o hábito de frequentar a Casa de Cultura, mas também ficou muito surpresa e impressionada com a exposição. Segundo ela, tem vestidos que nem parecem que são feitos de materiais reciclados. Perguntada se usaria, também respondeu um sonoro sim! 

Quem puder visitar, aproveite e veja de perto o trabalho maravilhoso da Alziene! Vale a pena! A Casa de Cultura Ney Alberto fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, Centro, Nova Iguaçu, RJ.




ESSA É A ALZIENE!

OLHA A SAIA DE JORNAL!!

VESTIDO MANDALA. TÉCNICA: CETIM DE GUARDA-CHUVA

FESTA CHIC. TÉCNICA: BLUSA EM EMBALAGEM LONGA VIDA RECORTADAS EM CÍRCULOS E PRESAS À MÃO, DETALHES EM LACRES DE LATINHA E PEDRAS DE VIDRO TRANSPARENTES.

PÉROLA. TÉCNICA: CONJUNTO SAIA DE BABADOS E BLUSA EM PAPEL COM APLICAÇÕES DE FLORES E DETALHES DOS ACESSÓRIOS EM PÉROLAS.

PRETO E BRANCO. TÉCNICA: SAIA GODÊ DE NYLON DE GUARDA-CHUVA. BLUSA DE FUNDO COM COPO DE PLÁSTICO DE GUARANÁ NATURAL UNIDAS POR ARGOLAS DOURADAS ALÇA DE CORRENTE DOURADA.

ARTE EM RETALHOS. TÉCNICA: SAIA EM RETALHOS JEANS E BLUSA COLOIDA DE FUXICO, BRINCOS E PULSEIRA DE FUXICO

MIX DE CORES. TÉCNICA: EMBALAGENS PLÁSTICAS DE SHAMPOO, ETC, CORTADAS EM RETÂNGULOS UNIDOS POR PRINT COM ARGOLAS DE METAL.

TIGREZA. TÉCNICA: JUTA, RETALHO DE SEDA COM ESTAMPA DE TIGRE. ACESSÓRIOS SEDA COM ESTAMPA ANIMAL.

FLORAL. VESTIDO EM NYLON DE GUARDA-CHUVA TODO COM APLICAÇÕES COLADAS. FLORES DE NYLON E TIARA DO MESMO MATERIAL.

CÍTRICO. TÉCNICA: VESTIDO DE SACO DE LARANJA, FAIXA, GOLA E PULSEIRA DE MIÇANGAS, VIDRILHOS E CANUTILHOS COLORIDOS.

PRIMAVERA. 

PRETINHO BÁSICO. TÉCNICA: SACO DE LIXO PRETO, MAXI COLAR DE CHAPINHA DE GARRAFA COM PEDRAS DE VIDRO COLORIDAS.

METAIS. TÉCNICA: VESTIDO TODO DE CHAPINHAS DE GARRAFAS COLORIDAS

VERMELHO CORAÇÃO. TÉCNICA: SACO PLÁSTICO COM DETALHES EM CETIM, ESPELHOS E CONTAS.


VESTIDO INFANTIL

CONJUNTO XADREZ. TÉCNICA: SAIA E BLUSA EM NYLON DE GUARDA-CHUVA. ACABAMENTO EM FITA E RENDA AZUL COBALTO E PEDRAS DE VIDRO AZUIS.

ESMERALDA. TÉCNICA: VESTIDO EM CETIM VERDE COM APLIQUES VERDES. TOP: FUNDO DE GARRAFA PET VERDE RECORTADO EM FORMA DE FLORES COM DETALHES EM ESPELHO.


CONJUNTO ÁGUA. TÉCNICA: SAIA DE NYLON DE GUARDA-CHUVA. BLUSA FUNDO DE GARRAFA D´ÁGUA PET AZUL RECORTADAS EM FORMA DE FLORES COM DETALHES EM ESPELHOS.

PRATA. TÉCNICA: FUNDO DE LATINHAS UNIDAS POR ARGOLA DE META, FORRO DE CETIM.

VERDE-ÁGUA. TÉCNICA: SACO DE RÁFIA COM DETALHES EM TIRAS DE PLÁSTICO E REAPROVEITAMENTO DE RENDA.
AS LINDAS MARCELLY E SOLANGE LORRUAMA COM O PREFERIDO!!


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...