Postado sábado, 4 de junho de 2016

Post Colaborativo: Dicas, Ideias e Truques de Decoração por Erica Moura

Oi gente!! Quem ama um post de decor ai? Eu adoro tudo que é de decoração e por isso convidei a linda da Erica Moura, que tem mostrado um talento e bom gosto nato neste quesito, para nos presentar com um post maravilhoso cheio de dicas legais.

Muito obrigada Erica por sua colaboração! O Blog está aberto para você para o que quiser! Garanto que as leitoras e os leitores ficarão muito felizes!!

Ao final, tem todos os contatos e redes sociais do Tudo em Dicas, comandado pela Erica!! Vocês vão amar!!! Ela posta diariamente dicas muito legai! É só curtir a fanpage e seguir o instagram! ;)







DICAS, IDEIAS E TRUQUES DE DECORAÇÃO



Bom, primeiramente devo dizer que fiquei super lisonjeada ao receber o convite da querida Maria Carolina, cujo blog sempre acompanho. E poder escrever sobre algo que amo, para uma blogueira da qual sou fã, é um grande prazer!

O assunto que me foi sugerido não poderia ser melhor, pois se tem um tema que muito me interessa é decoração. Aliás, essa paixão surgiu quando comecei, no ano passado, a reforma da minha casa. Surgiam muitas ideias, inspirações e que, obviamente, me deixavam em êxtase. E, embora houvesse um limitador - o orçamento, foi perfeitamente possível decorar minha casa, sem limitar o meu gosto.

Sabemos que decorar ambientes de forma prática, elegante e barata não é tarefa fácil porque, embora tenhamos necessidade de mudar e incrementar os ambientes de casa, por vezes nos vemos sem ideias e inspirações. Mas graças às mídias (instagram, facebook, pinterest etc.), conteúdos on line e revistas ficou muito mais fácil propagar as ideias e, consequentemente, impulsionar aqueles que estreiam no mundo do design e decoração de interiores.

Além disso, como já mencionado acima, a tarefa se torna mais difícil porque existe um limitador cruel na hora que resolvemos “dar asas às nossas inspirações”, que é o temido orçamento. Porém, posso lhes assegurar que é perfeitamente possível aliá-lo ao seu bom gosto e criar a sua casa dos sonhos.

Para isso, resolvi tratar nesse post sobre os 4 passos iniciais que você deve observar na hora de decorar o seu ambiente – sala de estar, quarto, cozinha etc., e que relacionarei abaixo:


1)    UTILIDADE

Ao decorar, por exemplo, a sua sala de estar, você deve primar pela utilidade que aquele espaço terá, ou seja, a sala será apenas para recepcionar os convidados ou exercerá a função de sala de TV?
Penso que uma sala de estar/TV pode congregar todos os elementos necessários tanto à recepção dos convidados, quanto ao aconchego de assistir ao seu programa favorito.
Para isso, é importante escolher elementos que auxiliarão nesta híbrida função, como um sofá confortável com função retrátil, garden seats (meus queridinhos), puffs, bancos e poltronas.
Lembrando que esses elementos também compõem o ambiente e não só servirão ao estilo da decoração, como também à recepção dos convidados.

E, havendo espaço, mesinhas de centro e/ou lateral dão todo um charme, principalmente quando decoradas com adornos (livros, abajur, porta retratos, muranos etc.)



2)    CIRCULAÇÃO

Definida a utilidade, é importante observar também a proporção do ambiente. Isto é, ter cautela ao decorar espaços pequenos, já que o excesso de móveis pode atrapalhar a circulação de pessoas ou criar ambientes visualmente “pesados”.
Por isso, é de extrema importância saber as exatas medidas do ambiente para não errar na hora de comprar, por exemplo, o sofá, a cama, o rack, a mesa, já que muita das vezes as pessoas compram por impulso.




3)    MENOS É MAIS

Sou bastante suspeita pra falar, mas compartilho a ideia de que as paredes e os elementos/objetos de maior durabilidade (sofá, móveis etc.) devam ter cores neutras.

Embora móveis e paredes coloridos estejam em alta, essa tendência está em constante mutação no mundo da decoração.

Para quem gosta de cor, sugiro incrementar nos detalhes, como em almofadas, adornos, vasos, garden seats, quadros etc.

Mas se você não abre mão de cores vibrantes, use-as em objetos ou móveis onde a sua circulação e permanência não seja tão frequente, por ex. um aparador do hall de entrada, uma parede da sala de jantar, desde que as demais cores sejam neutras.

O primordial da decoração é que as cores e os elementos não briguem entre si e tudo seja o mais harmônico possível.




4)    PECHINCHE/PESQUISE

A arte de pechinchar/pesquisar não é para todos. Digo isso porque, eu por exemplo, tenho habilidade quase zero de pechinchar. Entretanto, sei que esse é um passo fundamental na hora de adquirir seus móveis.

 Graças ao meu marido, sempre que íamos comprar algo para a nossa casa, a pergunta dele era sempre a mesma: “Tem como dar um desconto?” e, quase sempre, conseguíamos enxugar uma gordurinha aqui ou outra ali.

Inclusive, logo no início da reforma, quando eu ainda estava em êxtase com esse mundo da decoração, ele era o racional e pé no chão da relação, já que a minha vontade era comprar tudo e tomar uma decisão por impulso pode não ser a mais acertada.

Um exemplo que posso dar foi quando estávamos prestes a comprar a mesa de jantar. Havíamos gostado de uma quadrada bem bonita e até conseguimos obter um desconto que nos interessava. Mas, por algum motivo, no dia em que estávamos decididos a comprar, desistimos no ato. E, por força divina, essa foi a decisão mais acertada, já que certamente a mesa não tornaria a nossa sala de jantar útil e, mais, a circulação do local ficaria bastante afetada se tivéssemos comprado aquela mesa.

O bom é que logo depois encontramos outra bem bonita também, que coube direitinho na nossa sala e, o melhor, no nosso orçamento.




E você, também adora ambientes decorados? Seguindo esses 4 passos, tenho certeza que, dentro do seu gosto, sua casa, seja qual for o ambiente, será elegante, charmosa e caberá dentro do seu orçamento.


Érica Moura

Tudo em Dicas
Instagram @tudoemdicas
Twitter: @tudo_em_dicas
Fotos: Google Imagens / Pinterest / Pessoal.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...